quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Literatura e Cultura: percursos e diálogos" - 30/08/2010


 Aconteceu no dia 30 de agosto a segunda mesa-redonda, Literatura e Cultura: percursos & diálogos, organizada pelo TemPós. A comunidade do Instituto compareceu expressivamente, lotando as dependências do Labimagem. Tivemos a presença de estudantes da pós-graduação e da graduação, de professoras(es) e de funcionários administrativos.
Abrindo os debates, o Prof. Dr. Sérgio Cerqueda, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, falou, de forma geral, sobre a grande área de concentração Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura. Além de apresentar a estrutura curricular, Sérgio Cerqueda destacou que a internacionalização do curso, através de convênios com instituições estrangeiras e intercâmbios de docentes, é uma das metas do Programa. O professor ressaltou ainda a importância da retomada dos trabalhos dessa Comissão Organizadora, visto que tanto o TemPós quanto a Revista Inventário, da qual foi o primeiro editor, são espaços de atuação essenciais dos pós-graduandos do Instituto.
A Profª. Drª. Rosa Borges, vice-coordenadora do Programa de Literatura e Cultura, foi a segunda a falar e apresentou a linha de pesquisa Crítica e Processos de Criação em Diversas Linguagens. A professora destacou as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Crítica Textual e da Crítica de Processo ou Crítica Genética, enfatizando a perspectiva interdisciplinar das mesmas, bem como a colaboração de diferentes alunos de graduação (IC) e de pós-graduação (bolsistas e voluntários) no desenvolvimento dos estudos. Nessa perspectiva, compreende-se o texto como processo e produto circunscrito em determinada configuração social, histórica e cultural. Rosa Borges ressaltou ainda que toda edição é crítica, por excelência, resultado de um trabalho de investigação, leitura e interpretação.
Na sequência, a Profª. Drª. Alvanita Almeida chamou a atenção para a noção de cultura como o ponto de intercessão das linhas de pesquisa do Programa. Especificamente no que concerne à relação da literatura com a cultura, Alvanita Almeida destacou a produção cultural de segmentos minoritários. Por trabalhar diretamente com produções em que a oralidade é predominante, apresentou alguns problemas com as teorias e as metodologias de pesquisa na área de Literatura Popular.
Dando continuidade aos diálogos, a Profª. Drª. Evelina Hoisel parabenizou a iniciativa do TemPós, enfatizando que é preciso estimular o debate mais livre e dialógico na comunidade ilufbiana. Evelina Hoisel falou sobre o processo de formação acadêmica, visto que, além de fornecer um instrumental teórico básico para os graduandos, é preciso pensar a universidade como um espaço de produção do saber, cabendo à pós-graduação rediscutir tanto as teorias, bem como os próprios processos de produção do saber.
Finalizando as apresentações, a Profª. Drª. Elisabeth Ramos falou sobre Tradução, ressaltando como essa área tem explorado um nicho de atuação desvinculado da Linguística. Ao questionar a noção de “original”, os estudos em tradução colocam em xeque os pressupostos que buscam a “fidelidade” das transposições sígnicas.
Ao término das exposições, foi franqueada a palavra à Profª. Drª. Fátima Ribeiro, que destacou os diálogos entre as pesquisas na área de Tradução e de Trânsitos Culturais, envolvendo as literaturas de língua portuguesa. O Prof. Dr. Henrique Freitas também participou do debate, apresentando seu projeto de pesquisa, em que estuda autores das literaturas africanas e autores afro-brasileiros da literatura marginal, a exemplo de Ferréz. A Profª. Drª. Lívia Natália de Souza, que brevemente integrará o corpo de pesquisadores do Programa de Literatura e Cultura, falou de sua intenção em pesquisar literatura contemporânea e construção subjetiva em blogs literários.

Confiram as fotos do evento:

Mesa-Redonda: Prof. Dr. Sérgio Cerqueda, Profª. Drª. Rosa Borges, Tatiana Sena (Mediadora - Comissão Organizadora do TemPós), Profª. Drª. Evelina Hoisel, Profª. Drª. Alvanita Almeida, Profª. Drª. Elizabeth Ramos.


Ouvintes:
                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário